PROJETO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO
PROJETO DESENVOLVIDO PELAS ALUNAS DO 2º PERÍODO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
PROJETO DESENVOLVIDO PELAS ALUNAS DO 2º PERÍODO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
PROJETO "BRINCANDO COM O TANGRAM: ERA UMA VEZ... AS FORMA GEOMÉTRICAS"
1.Identificação
Nomes dos integrantes da equipe:
Alessandra Beatriz Pereira da Silva Kiyomi;
Eliane
Maria Ferreira da Cruz; Kellen Cristina Gonçalves
Nome da Escola: Centro Educacional Municipal Papa João XXIII
Cidade-Estado:
Araguari – Minas Gerais
Série: 4º
ano do Ensino Fundamental
Número de alunos: 10
Profissionais envolvidos:
Professora Regente da Turma e discente
do 2º período de Pedagogia Alessandra
Beatriz Pereira da Silva Kiyomi; Discentes do 2º período do curso de Pedagogia
Eliane Maria Ferreira da Cruz e Kellen Cristina Gonçalves; Supervisora
Pedagógica Maria Cacilda Oliveira .
2.Definição
do Tema: Brincando com o
Tangram: “Era uma vez... as formas geométricas.”.
2.1.
Disciplina: Matemática com
interdisciplinaridade em Arte.
2.2.
Justificativa: Desenvolver o (re)conhecimento
das formas geométricas básicas e o conteúdo Formas e Cores abordados nas
Disciplinas Matemática e Arte.
3. Intencionalidade:
O projeto em questão intencionou-se em
utilizar o Tangram como acessório no ensino das formas geométricas básicas
(trapézio, triângulo e quadrado) e a partir deste (re)conhecimento despertar a
criatividade dos alunos para a criação de objetos, seres e figuras
utilizando-se das formas geométricas e de suas diversas possibilidades de
posicionamento. Interdisciplinarmente, o conteúdo Formas e Cores, da Disciplina Arte foi inserido no projeto para
elaboração de um painel titulado “Era uma
vez... as formas geométricas.”.
4. Dinâmica:
4.1.
Escolha, pesquisa e planejamento do tema
e do projeto;
4.2.
Produção do material, dos slides e da escrita do projeto;
4.3.
Desenvolvimento das aulas expositivas com projetor multimídia e registro por
meio de fotos e filmagens;
4.4.
Seleção das fotos e das produções dos alunos através da impressão e do
scaneamento dos trabalhos;
4.5.
Construção do painel “Era uma vez... as formas geométricas.” na sala de aula;
4.6.
Apresentação do projeto no Polo e envio à plataforma.
5. Resultados:
Percebemos a empolgação dos alunos na
produção dos trabalhos, a curiosidade pela possibilidade de criação e
dimensionamento das figuras geométricas e a interação de todos os
participantes do projeto.
6.Interlocuções:
Desenvolvemos o conhecimento dos alunos
sobre as formas geométricas bem como sua curiosidade nas possibilidades de
criação de imagens. Através da interdisciplinaridade Matemática-Artes atingimos
o objetivo e percebemos a satisfação dos alunos com relação às propostas
desenvolvidas.
7.Desdobramentos:
Desenvolvemos o projeto utilizando
recursos diferenciados como lápis de cor, canetinhas, laudas xerocopiadas, câmera
fotográfica, filmadora, cola, lápis preto, borrachas, réguas, tesouras, imagens
impressas, Tangram, slides, projetor multimídia, pendrive, HD externo,
notebook, folhas sulfite, quadro, giz, apagador, E.V.A., cartolinas, fita
adesiva, papel fotográfico e impressora. Consolidamos o projeto com o Painel “Era uma
vez... as figuras geométricas.”.
8.
Referências Bibliográficas:
BRASIL, PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais): Ensino
Fundamental – Bases Legais, v.1. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de
Educação Mèdia e Tecnológica. 1997.
COSTA, Rosa M., Silva, Elaine C. Os diferentes papéis do
computador na educação: algumas classificações e diretrizes – Material de
estudo, 2008.
MOTTA, Ivany A. R. Tangram. Projeto Teia do Saber.
Dez.2006.
9. Anexos
Aulas expositivas
Nenhum comentário:
Postar um comentário