quarta-feira, 19 de março de 2014

PROJETO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO

PROJETO DESENVOLVIDO PELAS ALUNAS DO 2º PERÍODO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

PROJETO "BRINCANDO COM O TANGRAM: ERA UMA VEZ... AS FORMA GEOMÉTRICAS"

1.Identificação 

Nomes dos integrantes da equipe: Alessandra Beatriz Pereira da Silva Kiyomi;
Eliane Maria Ferreira da Cruz; Kellen Cristina Gonçalves
Nome da Escola:  Centro Educacional Municipal Papa João XXIII
Cidade-Estado: Araguari – Minas Gerais
Série: 4º ano do Ensino Fundamental
Número de alunos: 10
Profissionais envolvidos: Professora Regente da Turma  e discente do 2º período de Pedagogia  Alessandra Beatriz Pereira da Silva Kiyomi; Discentes do 2º período do curso de Pedagogia Eliane Maria Ferreira da Cruz e Kellen Cristina Gonçalves; Supervisora Pedagógica Maria Cacilda Oliveira .

2.Definição do Tema:  Brincando com o Tangram: “Era uma vez... as formas geométricas.”.
2.1.              Disciplina: Matemática com interdisciplinaridade em Arte.
2.2.              Justificativa: Desenvolver o (re)conhecimento das formas geométricas básicas e o conteúdo Formas e Cores abordados nas Disciplinas Matemática e Arte.

3.   Intencionalidade:
O projeto em questão intencionou-se em utilizar o Tangram como acessório no ensino das formas geométricas básicas (trapézio, triângulo e quadrado) e a partir deste (re)conhecimento despertar a criatividade dos alunos para a criação de objetos, seres e figuras utilizando-se das formas geométricas e de suas diversas possibilidades de posicionamento. Interdisciplinarmente, o conteúdo Formas e Cores, da Disciplina Arte foi inserido no projeto para elaboração de um painel titulado “Era uma vez... as formas geométricas.”.

4.   Dinâmica:
4.1. Escolha, pesquisa  e planejamento do tema e do projeto;
4.2. Produção do material, dos slides e da escrita do projeto;
4.3. Desenvolvimento das aulas expositivas com projetor multimídia e registro por meio de fotos e filmagens;
4.4. Seleção das fotos e das produções dos alunos através da impressão e do scaneamento dos trabalhos;
4.5. Construção do painel “Era uma vez... as formas geométricas.”  na sala de aula;
4.6. Apresentação do projeto no Polo e envio à plataforma.

5.   Resultados:
Percebemos a empolgação dos alunos na produção dos trabalhos, a curiosidade pela possibilidade de criação e dimensionamento das figuras geométricas e a interação de todos os participantes  do projeto.

6.Interlocuções:
Desenvolvemos o conhecimento dos alunos sobre as formas geométricas bem como sua curiosidade nas possibilidades de criação de imagens. Através da interdisciplinaridade Matemática-Artes atingimos o objetivo e percebemos a satisfação dos alunos com relação às propostas desenvolvidas.

7.Desdobramentos:
Desenvolvemos o projeto utilizando recursos diferenciados como lápis de cor, canetinhas, laudas xerocopiadas, câmera fotográfica, filmadora, cola, lápis preto, borrachas, réguas, tesouras, imagens impressas, Tangram, slides, projetor multimídia, pendrive, HD externo, notebook, folhas sulfite, quadro, giz, apagador, E.V.A., cartolinas, fita adesiva, papel fotográfico e impressora.  Consolidamos o projeto com o Painel “Era uma vez... as figuras geométricas.”.


8. Referências Bibliográficas:
BRASIL, PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais): Ensino Fundamental – Bases Legais, v.1. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Mèdia e Tecnológica. 1997.

COSTA, Rosa M., Silva, Elaine C. Os diferentes papéis do computador na educação: algumas classificações e diretrizes – Material de estudo, 2008.

MOTTA, Ivany A. R. Tangram. Projeto Teia do Saber. Dez.2006.

9. Anexos
Aulas expositivas




Imagens produzidas pelos alunos





Nenhum comentário:

Postar um comentário