PROJETO DESENVOLVIDO PELAS ALUNAS DO 2º PERÍODO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO -POLO ARAGUARI
Projeto “Desbravando o Mundo da Literatura” – o Portfólio como Instrumento do (Re)contar
ALUNAS: Alessandra Beatriz Pereira
da Silva Kiyomi
Eliane
Maria Ferreira da Cruz
Kellen Cristina Gonçalves
1 – INTRODUÇÃO
O
Projeto “Desbravando o Mundo da Literatura” - o Portfólio como
Instrumento do (Re)contar será oferecido para alunos do 7º ano do
Ensino Fundamental e tem como proposta incentivar a leitura dos clássicos
da Literatura Infantil valorizando e inserindo-os nos contextos diversos
de socialização e escolarização.
Nota-se
que atualmente há uma desvalorização dos clássicos da Literatura Infantil em
prol do uso excessivo das diferentes tecnologias. Este uso crescente faz com
que as crianças percam o gosto pela escola que ainda apresenta metodologias
rígidas e desinteressantes aumentando suas dificuldades na apreensão do
conhecimento e da leitura.
Muitas
destas dificuldades da apreensão do conhecimento se dão pela falta de
compreensão dos enunciados e sua associação com a realidade vivenciada por cada
aluno. Se um aluno não lê, consequentemente não escreve e não compreende,
refletindo futuramente os baixos resultados das avaliações externas aplicadas
pelo Governo.
A
possibilidade de se associar os clássicos da Literatura como forma de despertar
o prazer pela leitura a pratica diária de todos os gêneros, nos permite inserir
a leitura no âmbito lúdico a fim de atingir a todos os educandos. Ler não é
apenas um decifrar de códigos ou de uma sequenciação de ideias. Ler ultrapassa
os limites da imaginação e possibilita novos conhecimentos, novos mundos e
novas possibilidades de desbravar o inimaginável e nos condiciona à utilização
de um poderoso instrumento de libertação e sobrevivência.
Ao
incentivarmos os educandos à leitura, estaremos condicionando-os à escrita e
desta forma minimizaremos as profundas e ainda estigmatizantes barreiras da
compreensão linguística.
A
partir desta proposta, elaborou-se este projeto coma finalidade de utilizar os
Clássicos da Literatura de forma útil, prazerosa e prática colocando os alunos
em contato direto com a leitura e com as diversas formas de produção de textos,
tornando assim, a aprendizagem mais eficaz e agradável.
2 – JUSTIFICATIVA
O Projeto “Desbravando o Mundo da Literatura” - O
Portfólio como instrumento do (Re)contar
tem por objetivo a busca e a valorização dos Clássicos da Literatura Infantil,
através da diferentes linguagens e formas de abordagens e contextualizações.
Muitas crianças não se interessam pela leitura, pois não recebem
estímulos. Se este não ocorrer através dos pais e do ambiente escolar, perde-se
a magia do ler e do pensar de forma subjetiva, tornando a criança réplica de um
adulto sem sonhos, distante da fantasia e apenas pertencente a uma realidade
fria e objetiva.
Ao desbravar um texto, interagimos com o autor e dialogamos com as diversas
possibilidades do existir e do “ser” sem restrições, reconhecendo valores e
aprendendo as multifacetas que o mundo real e o imaginário têm a oferecer ao
leitor.
O papel do professor neste contexto seria o de mediar não só a leitura
mostrando ao sujeito da relação sua importância, mas também motivá-lo a
conhecer os passos de uma leitura proveitosa que lhe renderá frutos não somente
no âmbito da linguagem como em todos os campos da aprendizagem e dos demais
conteúdos disciplinares.
Utilizando recursos tecnológicos associados aos livros tradicionais e às tão
mistificadas bibliotecas contribuiremos para uma mudança na mentalidade
não só das crianças como de toda a escola na mediação do conhecimento através
da literatura infanto-juvenil criando situações que suscitem a discussão de
valores, sentimentos, atitudes e aprendizagens.
3 – OBJETIVOS
3.1 – GERAL
Despertar o prazer pela leitura,
escrita e compreensão através dos clássicos da Literatura Infanto-Juvenil.
3.2 – ESPECÍFICOS
- · Promover a leitura dos alunos e visitas de
conhecimento à biblioteca;
- · Identificar as diferentes formas de leitura e
linguagens;
- · Conhecer o surgimento da Literatura e suas
formas de manifestação;
- · Valorizar
o lúdico e o imaginário como formas de expressão bem como as diferentes
habilidades artísticas dos alunos;
- · Reconhecer a leitura como ferramenta
imprescindível do conhecimento;
- · Desenvolver a construção de diferentes pontos
de vista, construção e reconstrução de narrativas;
- · Ampliar o vocabulário;
- · Oportunizar a leitura e o contato de
obras literárias;
- · Condicionar os alunos à pratica escrita; e
- · Desenvolver apresentações culturais
possibilitando que os próprios alunos sejam os coordenadores de suas
próprias atividades com a orientação dos professores.
4 – META
Promover o aprendizado dos educandos
através de atividades lúdicas inerentes à prática da leitura e da Literatura.
Construir um Blog como forma de demonstração do Projeto e Recurso Tecnológico
de Divulgação e Consolidação deste onde serão inseridos os questionários, as
questões diagnósticas, fotografias e etapas desenvolvidas ao longo dos meses de
Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Março.
5 – METODOLOGIA
· Aplicação
de debate sobre a rotina de leitura dos alunos;
· Aplicação
de uma proposta diagnóstica de leitura e interpretação de textos extraídos das
avaliações externas (PROEB) a fim de identificar as dificuldades dos alunos no
âmbito da leitura e compreensão de textos;
· Levantamento
de Dados da Proposta Diagnóstica e dos Questionários;
· Separação
das Obras Literárias para apresentação aos alunos;
· Apresentação
dos autores, do contexto de produção das obras com uso de recursos
tecnológicos;
· Desenvolver
salas de leitura diversas e temáticas em que cada aluno tenha a possibilidade
de escolha da obra a ser lida;
· Desenvolver
rodas de discussão sobre as obras lidas;
· Dividir
os alunos em pequenos grupos e produzir encenações sobre as obras lidas;
· Reescrever
obras lidas e ilustrá-las, construindo um palco de ilustrações;
· Aplicar
questionário de autoavaliação e proposta diagnóstica de fechamento com
interpretação de textos extraídos do Banco de Questões do PROEB.
6 – CUSTOS
Para aplicação das Propostas
Diagnósticas e dos Questionários aos alunos serão necessários os gastos com
xerocopiadora e impressão, podendo variar o valor de lugar para lugar. O gasto
será dividido pelo grupo. Outros materiais como TNT (tecido para construção de
roupas) e papel ficarão a cargo do grupo também. Porém, há a possibilidade de o
grupo receber doações para realização de tais atividades; uma vez que a escola
na qual será desenvolvido o projeto mostra-se interessada em participar
ativamente, por apresentar recursos materiais para tal necessidade.
7 - CRONOGRAMA
Descrição
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Dezembro-2013
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Janeiro-2014
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Fevereiro-2014
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Março-2014
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Montagem do projeto
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X
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Elaboração do questionário
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X
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Elaboração Diagnóstica
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X
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Seleção Obras
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X
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Apresentação na escola
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X
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Aplicação diagnóstica e questionário
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X
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Salas de Leitura
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X
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Rodas de Discussão
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X
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Encenações
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X
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Fechamento
|
X
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8 – RECURSOS HUMANOS
· Supervisores
Pedagógicos;
· Professores
regentes;
· Bibliotecária;
e
· Coordenadores
do Projeto.
MATERIAIS
· Projetor
de mídias, DVD, TV, Salas de Aulas, Espaços diversos da escola, papel, canetas
hidrocor, cola, tesouras, tinta, lápis de cor, cartolinas, CDS, livros
literários, papel pardo, barbante, pregos, fita adesiva, borracha, lápis,
caneta, folha almaço, folha sulfite, cadernos, grampeador, grampos,
computadores, impressora, revistas, tinta para impressora, quadro, giz,
apagador, pinceis.
9 – AVALIAÇÃO
Com
base nos PCN’s, a avaliação é parte relevante no processo educacional, indo
muito além da realidade tradicional e focalizando o controle do aluno por meio
de notas e conceitos que não poderiam deixar de serem abordados.
Assim,
percebemos que a forma de avaliação tem passado por transformações de diversas
ordens.
A
abordagem avaliativa hoje ultrapassa o âmbito classificatório para atingir a
concepção de aproveitamento e reconhecimento da apreensão do conhecimento de
forma dinâmica e reconstruída.
Cabe
ao professor, neste contexto de aprovação, minimizar este índice em prol de uma
recuperação mediada pelo suporte e pelo auxílio às dúvidas transformando o
aluno em sujeito de sua própria aprendizagem.
10 – BIBLIOGRAFIA
PERRENOUD, Philippe. Pedagogia
Diferenciada: das intenções à ação. Porto
Alegre: Artes Médicas, 2000.
MEIRIEU, Philippe. Aprender
sim, mas como? 7 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
SARAIVA, Juracy A. Literatura
e Alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre: Artmed, 2001.
PRODUÇÕES DOS ALUNOS
Belo trabalho! Que Jesus te abençoe cada dia mais e que um dia possamos trabalhar juntos.
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